Tycho Brahe - Astrônomo.
- Tycho Brahe
- 20 de nov. de 2016
- 4 min de leitura

Tycho Brahe (1546-1601), foi um astrônomo, astrólogo, e alquimista dinamarquês, que também trabalhou na área da meteorologia, sendo muitas vezes considerado o primeiro observador- astrônomo moderno. Definiu novos padrões para medidas precisas e objetivas, e o seu primeiro observatório em Hven foi, de várias formas, a primeira instituição moderna de pesquisa. No entanto, todas as suas observações foram efetuadas a olho nu, dado que ainda não havia sido inventado o telescópio.


Tycho viu claramente as vantagens de ter um sistema centrado no Sol e por isso, em 1586, propôs o seu modelo Ticónico híbrido em que o Sol gira em torno da Terra ao longo de um ano mas leva orbitando à sua volta os restantes planetas. Este modelo preservava a elegância do modelo geocêntrico grego, retendo a física de Aristóteles, explicando porque é que os objetos caíam de volta para a Terra, ganhando as vantagens da simplicidade de explicação das retro-gradações do modelo heliocêntrico. O modelo geocêntrico ou o geocentrismo é o modelo mais antigo de configuração do Sistema Solar. Essa ideia remonta desde a Antiguidade. Segundo o modelo, a Terra era o centro do Universo, com todos os planetas e o Sol girando ao seu redor. Na época, era raro quem discordasse da ideia, que permaneceu como correta por muito tempo. Graças ao aprimoramento de equipamentos e estudos, hoje sabemos que o centro do nosso sistema é o Sol. O matemático e astrônomo grego Claudius Ptolomeu (78-161 d.C) foi um dos responsáveis por moldar essa teoria de forma definitiva. Na sua obra “Almagesto”, ele se baseava na hipótese de que a Terra estaria parada no centro do Universo e tudo o mais girava ao seu redor. A teoria heliocêntrica já tinha sido postula pelo grego Aristarco Samos (310-230 a. C) e foi resgatada por Nicolau Copérnico
(1473-1543)



Castelo do Céu
Sempre obcecado pela precisão em suas observações, nessa altura da vida Tycho já estava construindo muitos de seus próprios instrumentos, entre eles um sextante com braços de quase dois metros cada, muito mais preciso do que qualquer outro já construído. Com ele Tycho demonstraria que a nova estrela se movia menos que a Lua ou os planetas em relação às “estrelas fixas”, estando, portanto, na esfera das estrelas. A fama de Tycho se espalharia por toda a Europa, a ponto do rei Frederico II, oferecer-lhe uma ilha de presente, perto do castelo de Hamlet, em Elsinore. A própria Dinamarca pagaria pela construção de um observatório para Tycho, e as cerca de 40 famílias, habitantes da ilha, se tornariam seus súditos. Ali Tycho construiu o seu “Castelo do Céu”, com um aparato de observação simplesmente incomparável e seu tempo. Calhau Institucional Submarino Tycho media o tempo utilizando diversos tipos de relógios, como clepsidras, (baseadas no escorrimento da água), ampulhetas de areia, velas graduadas e semelhantes. Um observador e um marcador de tempo trabalhavam juntos. Contando sempre com assistentes, ele conseguiu reduzir a imprecisão das medidas de 10 minutos de arco (desde o tempo de Ptolomeu) para apenas um minuto de arco. Para Tychio todos os planetas, menos a TERRA, giravam em torno do SOL. Tycho foi o primeiro astrônomo a calibrar e checar a precisão de seus instrumentos periodicamente, corrigindo as observações por refração atmosférica. Suas observações eram diárias, e não somente quando os astros estavam em configurações mais atraentes. Com isso descobriu anomalias orbitais dos planetas até então desconhecidas. Observou minuciosamente a aparição de um cometa em 1577, e posteriormente demonstrou que o objeto se movia entre as “esferas dos planetas” e não dentro da atmosfera da Terra, como se pensava na época. Mais uma vez Tycho percebia que o céu não era imutável, como na concepção greco-cristã. Graças a ele os cometas passariam a categoria de objetos celestes.


A 11 de Novembro de 1572 Tycho observou uma estrela muito brilhante, hoje conhecida por SN 1572, que surgiu inesperadamente na constelação Cassiopeia. Como, desde a Antiguidade, se acreditava na imutabilidade celeste, outros observadores diziam que o fenômeno se tinha dado na esfera terrestre abaixo da lua. Mas Tycho observou que este objeto não mudava a sua posição em relação às estrelas fixas, o que sugeria que não se tratava de um planeta, mas sim de uma estrela fixa na esfera estelar, situada mais além do que todos os planetas. Em 1573 publicou o livro De nova stella, cunhando a expressão "nova" para uma estrela desse tipo. Esta descoberta foi decisiva para a sua escolha de carreira como astrônomo.

Tycho fez observações de um cometa em 1577. Ao medir a sua paralaxe, foi capaz de provar que o cometa estava mais distante que a lua, contradizendo novamente os ensinamentos de Aristóteles, que afirmava que os cometas eram fenômenos atmosféricos. Acreditava num modelo geo-heliocêntrico, no qual as órbitas do Sol e da Lua eram à volta da Terra, e as dos outros planetas à volta do sol. Defendia o geocentrismo argumentando que a Terra era demasiado lenta para estar continuamente em movimento, e que se, de facto, se movesse poder-se-ia observar uma paralaxe estelar a cada meio ano. Esta paralaxe existe, de fato, mas é tão pequena que só foi detectada na década de 1830. Apesar deste modelo ser também conhecido por Tichónico, Tycho não foi o primeiro a propô-lo, tendo apenas feito pequenas alterações relativamente a modelos anteriores.

Tycho, juntamente com Kepler, renovou a teoria lunar ptolomaica, mas não corrigiu o seu defeito principal de não ter em conta as variações da sua distância (principalmente as mensais), do seu diâmetro, e da paralaxe. O seu trabalho adicionou, no entanto, três aspectos fundamentais:
1. Os nodos e a inclinação dos planos da órbita lunar aparentam um período de oscilação de um mês (Tycho) ou semi-anual (Kepler) 2. A longitude lunar tem uma variação bimensal, deslocando-se mais depressa na lua nova e lua cheia, e mais lentamente nos quartos. 3. A equação anual, segundo o qual a Lua abranda em Janeiro e acelera em Julho.
Estes melhoramentos foram reconhecidos pelos seus sucessores imediatos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Imagens e Arquivos Retiradas da Internet e de uso Publico.
Comentarios